Instrumentos de Cordas
Bandolim
O Bandolim surgiu na Itália, como evolução da família do alaúde. Esse processo tem origem no início do século XV, quando surgiu uma miniatura de um alaúde chamado mandola. A partir desse instrumento surgiria o bandolim (mandolino em italiano), tocado com a utilização de palhetas feitas de casco de tartaruga ou penas de aves e tendo cordas feitas de tripas de animais.
Banjo
Um banjo é um instrumento de corda da família do alaúde, de corpo circular, com uma abertura fechada circular na parte superior. Consta de uma armação circular, atualmente produzida em PVC, sobre o qual se retesa uma pele (antigamente pregada, hoje presa por um mecanismo de cola sintética), um braço longo e fino, com trastes e cordas metálicas ou de tripa retorcida.
Cavaquinho
O cavaquinho é um instrumento musical de cordas originário da província portuguesa de minho, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres biscainhos, de onde foi posteriormente levado à outras regiões É formado por um corpo oco e chato, em forma de oito, tem um braço que possui trastes que o torna um instrumento temperado, composto de quatro cordas (de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono),
Contrabaixo Elétrico
O baixo elétrico tradicional e popular que a maioria das bandas de rock usa é muito similar a uma guitarra elétrica, mas com o corpo maior, um braço mais longo e uma escala mais extensa. Em geral, os baixos elétricos mais comuns possuem quatro cordas, e estas são afinadas, tradicionalmente, da mesma maneira que os contrabaixos de orquestra, sendo as mesmas notas que as quatro cordas grossas (graves) de uma guitarra, mas cada uma destas cordas é afinada uma oitava mais grave, em tom, do que a guitarra.
Ukulele
Ukulele é um instrumento musical de cordas originário do estado norte-americano do Havai tocado pelo ukulelista, inspirado em instrumentos portugueses (machete, braguinha e cavaquinho). É formado por um corpo oco e chato, em forma de oito, encontrado em vários tamanhos e formas (sopraninho, soprano, concert, tenor, barítono e baixo), tem um braço que possui trastes que o torna um instrumento temperado, composto de quatro cordas (de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono),
Violão Erudito
A guitarra clássica é um instrumento musical de cordas acústico, possivelmente derivada do alaúde árabe ou da cítara romana há quase 2 000 a.C.,[2] modernamente produzida na Espanha para a interpretação de peças de música erudita, sendo formado por um corpo oco e chato, em forma de oito, feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que o torna um instrumento temperado, comumente é composto de seis cordas (de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono), mas há variações com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão/viola.
Violão Popular
O violão popular se aplica no acompanhamento e na composição de música popular de todos os gêneros, e também na execução de peças ou trechos simples de música clássica. Na aplicação técnica, consiste na utilização do baixo cifrado, ou harmonia cifrada, e percepção rítmica para utilização dos compassos, sem utilização de partitura; porém, o aprofundamento do violonista popular no estudo da harmonia e das técnicas de improvisação, utilizando desenhos de acordes e escalas, o leva a uma riquíssima capacitação para execução e composição de música popular, como a Bossa Nova e o Jazz. Veja os livros “Harmonia e Improvisação” volumes I e II de Almir Chediak, “A Arte da Improvisação” de Nelson Faria, ambos da editora Lumiar, e os manuscritos de Ian Guest sobre Harmonia Funcional.
Violino
O violino é um instrumento musical, classificado como Instrumento de cordas ou cordofone. Foi inventado por Gasparo de Salò, um italiano que viveu entre os anos 1540 e 1609. O termo “violino” foi introduzido na língua portuguesa no século XX. Até então, a designação do instrumento era rabeca, palavra que ainda se utiliza em muitos lugares.
Ver Todos os Cursos
Confira todos os cursos oferecidos pelo Conservatório Heitor Villa-Lobos