Instrumentos de Percussão
“Batuque, Ritmo, Impacto, Agitação”
Tantã ou Rebolo
O tantã é um instrumento de percussão, que consiste de um tipo de tambor de
formato cilíndrico ou afunilado (tipo atabaque), com o fuste em madeira ou
alumínio. Possui uma pele animal ou de poliéster (sintética) em apenas uma das
suas extremidades. Seu diâmetro pode variar, os mais usados são de 12″,
também chamado de rebolo, tantã de corte ou tantanzinho e o de 14″ que possui
um som mais grave como o do surdo. Este instrumento é de marcação, e é
tocado com as mãos para tocar samba e outros ritmos característicos da mesma
origem, tendo sido criado por Sereno, sambista do Rio de Janeiro, integrante e
um dos fundadores do grupo de pagode Fundo de Quintal. O tantã foi
introduzido no samba para substituir o surdo de marcação nas rodas de samba
do Cacique de Ramos, no fim da década de 1970.
Surdo
Surdo é um tambor cilíndrico de som grave. É tipicamente feito de madeira e
pode ou não possuir peles em ambos os lados. Este tipo de tambor baixo
representa a extensão mais grave dos timbalões. Este tipo de tambor baixo é
tradicionalmente usado em escolas de samba, cada escola tendo em média de 25
a 35 unidades na sua bateria. Também é encontrado em torcidas organizadas
onde eles ditam o ritmo e são considerados o “coração” da torcida. Sua função
principal no samba é a marcação do tempo. Surdos também podem ser
encontrados em bandas marciais ou militares e geralmente são utilizados para
marcar o pulso binário da marcha, em conjunto com o bumbo e a caixa. O nome
surdo pode designar também o tom-tom mais grave de uma bateria, o floor tom,
que geralmente fica apoiado sobre pés próprios.
Repique
É um tambor pequeno com peles em ambos os lados, tocado com uma baqueta
em uma das mãos enquanto a outra mão toca diretamente sobre a pele. Criado
pelas escolas de samba para repinicar um som mais agudo, serve,
frequentemente, como uma espécie de condutor musical das escolas de samba,
anunciando “deixas” para o grupo. Ele é, também, destacado como instrumento
solista, às vezes tocando introduções para sambas ou solando em batucadas.
Também é tocado junto com os tamborins em ritmo galopado.
Pandeiro
Pandeiro é um tipo de instrumento musical de percussão que consiste numa pele
esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de
ressonância. O pandeiro é usado em diversas formas de música brasileira, como
samba, choro, coco e capoeira. O pandeiro brasileiro deriva da pandeireta ou
pandereta da Espanha e Portugal, possuindo dimensões que variam de 8 a 12″.
São geralmente circulares, mas podem ter outros formatos. Enfiadas em
intervalos ao redor do aro, podem existir platinelas (soalhas) duplas de metal, ou
não (por exemplo, no tamborim). Pode ser brandido para produzir som contínuo
de entrechoque, ou percutido com a palma da mão e os dedos. No Brasil, a
palavra “pandeiro” veio a designar um pandeiro específico, de dimensões que
variam de 8 a 12″, muito usado no samba e no pagode, mas não se limitando a
esses ritmos, sendo encontrado no baião, coco, maracatu, entre outros, e por
isso, considerado por alguns o instrumento nacional do Brasil.
Cajon
O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial,
onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos
feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas para tocarem
seus ritmos. Com o passar do tempo, o instrumento transformou-se no que
conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo
peruano como “Patrimônio Cultural da Nação”. O cajón atravessou as fronteiras
do Peru e tem encontrado espaço nas expressões musicais de diferentes culturas
pelo mundo afora. Paco de Lucia foi um dos principais responsáveis pela
introdução do instrumento na música flamenca. Com uma sonoridade tida como
ideal para acompanhar as palmas, sapateado e a sonoridade das guitarras
flamencas, o cajón popularizou-se. Hoje é tão comum a presença do instrumento
nas apresentações flamencas que muitos imaginam que sua origem é espanhola.
O cajón é extremamente versátil para praticamente todos os ritmos, podendo ser
utilizado acusticamente, microfonado em apresentações ao vivo, e ainda
apresentar excelentes resultados em gravações de estúdio.
Triângulo
O Triângulo é um instrumento musical idiofone de percussão direta feito de
metal e usado na música folclórica ou regional portuguesa e também em alguns
estilos musicais brasileiros, como o forró. É também conhecido como
tengo-lengo ou quindim, devido ao seu som. Pode também ser incluído na seção
de percussão de uma orquestra ou de uma banda de música. Normalmente é
feito de ferro ou aço, mas podem ser encontrados em alumínio. O som do
instrumento é obtido por percussão, através do movimento do bastão (batedor),
que bate no triângulo em sincronia com a mão que o segura e determina o som
aberto (com maior sustentação) ou fechado. Ele possui essa denominação, pois
ele lembra a forma geométrica de mesmo nome. É usado em combinação com
zabumba e acordeão em ritmos regionais do Norte e Nordeste brasileiros como
o forró, o xaxado e o xote.
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